Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção das perturbações da deglutição e da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal.
​
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida
Áreas de Intervenção
-
Perturbações da comunicação: doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar. Neste sentido o Terapeuta da Fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação.
-
Perturbações da articulação verbal: ter dificuldade em produzir um ou mais sons da fala. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam sadios. Alterações neurológicas como os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) ou os Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE), ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação.
-
Perturbações da linguagem: dificuldade em expressar-se através da fala, escrita ou outros, dificuldade em compreender informações faladas, escritas ou informações não-verbais. As alterações podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.
-
Disfluência: alterações da fluência do discurso, como gaguez.
-
Dificuldades durante a alimentação: como dificuldades no processo de mastigação ou deglutição (engolir) ou adequação da sensibilidade oral.
-
Perturbações da Voz: desde pólipos vocais, nódulos vocais, parésia da prega vocal, entre outras patologias.
-
Alteração da estrutura ou função da musculatura orofacial: parésia facial, má-oclusão, dor na articulação Temporomandibular (ATM).