Fisioterapia
A Fisioterapia tem como principal objetivo desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
​
O Fisioterapeuta actua em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.
​
O movimento é fundamental para a vida, e por essa razão, os Fisioterapeutas focam a sua intervenção na identificação e maximização da qualidade de vida e do potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação.
Áreas de Intervenção
-
Músculo-Esquelética - prevenção e tratamento de problemas com origem no sistema neuro-músculo-esquelético (alívio/tratamento de dor e outros sintomas).
-
Cardiorrespiratória - prevenção e reabilitação através da prescrição de exercício físico e promoção de estilos de vida saudáveis, tendo impacto positivo nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico, com melhorias no controlo de dor, secreções, cansaço, ansiedade, entre outros.
-
Dermatofuncional - avaliação, prevenção e recuperação de distúrbios/patologias, procedimentos cirúrgicos e lesões (flacidez cutânea e muscular, estrias, discromias, cicatrizes, rugas, patologias da pele).
-
Saúde da Mulher - intervenção na gravidez e pós-parto, incontinência urinária e fecal feminina, condições cirúrgicas da mama e uroginecológicas, menopausa, disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico.
-
Pediátrica - intervenção desde o nascimento até aos 18 anos, em problemas cardiorespiratórios, motores e neurológicos, tais como: paralisia cerebral, doenças neuromusculares, perturbações do desenvolvimento...
-
Desporto - promoção da atividade física de forma efetiva e segura, educação/aconselhamento de atletas com o objetivo de prevenir lesões, otimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo.